Como fazer matrícula escolar em Belo Horizonte na rede pública de ensino

Como saber se eu fui aprovado na matrícula escolar da rede pública de Belo Horizonte em Minas Gerais? Primemiramente, é preciso que o responsável legal pelo aluno tenha realizado a matricula BH 2021 ou do ano letivo em vigor. O formulário que deve ser preenchido online, mas a comprovação é  feita somente depois de um tempo e precisará ser completada presencialmente, quando os pais devem levar os documentos para a escola em que foi aprovada a vaga.

A divulgação de quem foi aprovado an pré-matrícula escolar é feito tradicionalmente no início de janeiro, logo nos primeiros dias. E como critério usado para a seleção e encaixo de alunos é usado a resolução 4.253/2019 que diz que a unidade escolar escolhida deverá ser aquela que é a mais próxima da residência e que tenha vaga para a escola, idade e tenha vagas para aquele estudante. No momento de consultar quais são as escolas encaminhadas o pai poderá deixar as que tem preferência favoritadas, mas não é a garantia de que conseguirá a vaga para aquela que selecionou.


Para fazer a inscrição é cobrado os documentos de identificação do responsável e do aluno, assim como no momento de efetivação da matrícula os mesmos serão pedidos acompanhado de um comprovante de residência e o histórico escolar do aluno atualizado assinado pelo Ministério da Educação.

Para saber o resultado será enviado um e-mail de confirmação para a conferência dos resultados, mas o acompanhamento também pode ser feito pelo site oficial da Secretaria de Educação de Minas Gerais, usando o número de inscrição dae  senha cadastrado no momento de realização da pré-matrícula. 

Caso o nome do estudante não apareça na primeira chamada basta aguardar o encamnhamento que será feita uma nova divulgação até o início de fevereiro. Neste caso, signifcia que o aluno entrou numa vaga remanescente do sistema.